Autismo - aceitação da diversidade humana
O que é autismo?
Por ocasião do Dia de Ação Internacional, queremos aumentar a conscientização sobre o autismo. Talvez você já tenha tido algum ponto de contato com ele?
O autismo ou também chamado de transtorno do espectro do autismo é um distúrbio neurológico e relacionado ao desenvolvimento complexo que influencia o comportamento, a comunicação e a interação social de uma pessoa. Na CID 10, os distúrbios do espectro do autismo são um dos profundos distúrbios do desenvolvimento (CID-10: F84). Até alguns anos atrás, os distúrbios do espectro do autismo eram definidos como doença ou incapacidade. Enquanto isso, as pessoas "Neurodiversity" ou "Neurodive -Gang" são mais comuns. AUTIST: Portanto, por dentro não se vê como prejudicado, mas apenas como diferente - e também deseja ser percebido e tratado pela sociedade.
Que tal „Dia do orgulho autista "tudo sobre?
O dia do orgulho autista ", no" Dia do Pride Autístico ", é um Dia de Ação Internacional que ocorre todos os anos em 18 de junho. Ele foi lançado pela primeira vez pela organização "Aspies for Freedom" em 2005 para promover a conscientização e a aceitação do autismo na sociedade.
Aqui estão alguns aspectos essenciais do dia do orgulho autista:
- Celebração da identidade autista: O dia deve incentivar a comunidade do autismo a se orgulhar de sua identidade. Trata -se de não ver o autismo como déficit ou doença, mas como uma variação natural da neurodiversidade humana.
- Aumento da consciência: É procurado melhorar a conscientização e a compreensão geral do autismo. O dia deve ajudar a reduzir os preconceitos e mal -entendidos.
- Promoção de aceitação: O dia do orgulho autista enfatiza a importância da aceitação de pessoas autistas em todas as áreas da vida. Isso inclui o apoio da educação, trabalho e vida social.
- Atividades e eventos: Vários eventos e atividades em todo o mundo ocorrem, como oficinas, palestras, discussões e celebrações organizadas por pessoas e para pessoas autistas.
- Símbolo: O símbolo do infinito do arco -íris é frequentemente usado para representar autismo e neurodiversidade. Simboliza a infinidade de habilidades humanas e diversidade na comunidade do autismo.
O dia do orgulho autista é um dia importante para celebrar e enfatizar os direitos e a singularidade das pessoas autistas de que elas são uma parte valiosa da sociedade.
Quantas pessoas são afetadas?
A ocorrência de autismo na Alemanha, como em muitos outros países, é medida com base na taxa de prevalência. A taxa de prevalência indica com que frequência uma certa doença ocorre em um determinado grupo populacional.
Aqui estão alguns pontos importantes sobre a ocorrência de autismo na Alemanha:
- Taxa de prevalência: As estimativas atuais assumem que cerca de 1% da população é afetada por um distúrbio do espectro do autismo (ASA). Isso corresponde a cerca de 800.000 pessoas na Alemanha.
- Diagnóstico: As taxas de diagnóstico para autismo aumentaram nos últimos anos. Isso se deve em parte a métodos de diagnóstico aprimorados e maior consciência do autismo na sociedade e com especialistas.
- Distribuição de gênero: O autismo é mais frequentemente diagnosticado com meninos e homens do que em meninas e mulheres. A proporção é de aproximadamente 4: 1. No entanto, é cada vez mais reconhecido que o autismo é frequentemente diagnosticado em mulheres, uma vez que seus sintomas podem ser menos óbvios ou são expressos de outras maneiras.
- Idade de diagnóstico: O autismo pode ser diagnosticado em qualquer idade, mas muitas vezes o diagnóstico é feito na infância. A detecção precoce e as intervenções precoces são importantes para garantir o melhor apoio e desenvolvimento possíveis para crianças afetadas.
- Suporte e recursos: Existem várias ofertas e recursos de apoio para pessoas com autismo na Alemanha, incluindo escolas especializadas, centros de terapia e grupos de auto -help. A inclusão e integração de pessoas autistas na vida educacional e profissional é cada vez mais promovida.
Quais formas de autismo são conhecidas atualmente?
Os distúrbios do espectro do autismo (ASV) incluem uma variedade de condições que diferem em seu tipo e gravidade. As categorias mais comuns no espectro do autismo são:
Autismo da primeira infância (síndrome do câncer):
- Esta é a forma mais clássica de autismo, que geralmente é reconhecível antes dos terceiros.
- Os sintomas incluem dificuldades significativas na interação social, comunicação e padrões de comportamento repetitivo.
- Crianças com autismo na primeira infância também podem mostrar sensibilidades sensoriais e interesses severamente limitados.
Síndrome de Asperger:
- Pessoas com síndrome de Asperger geralmente têm inteligência normal à média e não há atrasos significativos no desenvolvimento da linguagem.
- No entanto, eles têm dificuldades com a interação social e geralmente mostram interesses e comportamentos limitados e repetitivos.
- A síndrome de Asperger geralmente é diagnosticada apenas mais tarde na infância ou mesmo na idade adulta.
Autismo atípico:
- Esta categoria inclui pessoas que atendem a alguns, mas não todos os critérios para o autismo da primeira infância ou a síndrome de Asperger.
- Os sintomas podem ser mais brandos ou se desenvolver mais tarde.
- O termo "PDD-NOS" é usado para descrever um grupo mais amplo de distúrbios do desenvolvimento que não se enquadram nas outras categorias específicas.
Síndrome de Rett:
- Este é um distúrbio genético raro que afeta quase exclusivamente meninas.
- Após um desenvolvimento inicialmente normal, as crianças com síndrome de Rett entre 6 e 18 meses perdem habilidades aprendidas, especialmente no campo das habilidades e da linguagem motor.
- A síndrome de Rett é caracterizada por deficiências cognitivas graves e deficiências físicas.
Transtorno da infância Transtorno (síndrome de Heller):
- Esse distúrbio muito raro geralmente ocorre após um período de pelo menos dois anos de desenvolvimento normal.
- As crianças com esse distúrbio perdem habilidades em várias áreas de desenvolvimento, incluindo idioma, habilidades sociais e habilidades motoras.
Como o autismo é diagnosticado?
O diagnóstico de distúrbios do espectro do autismo (ASV) é um processo complexo que normalmente requer uma avaliação abrangente de uma equipe interdisciplinar de especialistas. Este processo inclui várias etapas para fazer um diagnóstico preciso e completo. Aqui estão as principais etapas do diagnóstico:
Detecção e triagem antecipados
- Observação do desenvolvimento: Pais, educadores e pediatras observam o desenvolvimento da primeira infância e prestam atenção aos sinais de atrasos no desenvolvimento ou comportamento incomum.
- Teste de tela: Existem ferramentas de triagem padronizadas que são usadas para testar as crianças quanto ao autismo, por exemplo, a lista de verificação modificada para autismo em crianças (M-Bat) ou no Questionário de Comunicação Social (SCQ).
Histórico médico detalhado e histórico de desenvolvimento
- Anamnese: Uma conversa detalhada com os pais ou supervisores para entender o histórico de desenvolvimento da criança, incluindo marcos, comportamento, interações sociais e habilidades de comunicação.
- Antigos relatórios médicos e psicológicos: Revisão de relatórios e classificações anteriores para obter uma imagem abrangente.
- Observação do comportamento: Observação clínica da criança em diferentes situações para identificar comportamentos típicos que podem indicar autismo.
- Instrumentos de observação padronizados: Uso de instrumentos como o cronograma de observação de diagnóstico do autismo (ADOS) para observação estruturada.
- Entrevistas de diagnóstico: Uso de entrevistas padronizadas, como a entrevista de diagnóstico do autismo (ADI-R), para coletar informações detalhadas sobre os sintomas e seu curso.
- Testes de desenvolvimento e inteligência: Testes para avaliar habilidades cognitivas, como a Escala de Inteligência Wechsler para crianças (WISC) ou as escalas de inteligência de Stanford-Binet.
- Revisões de idiomas e comunicação: Testes para avaliar as habilidades de linguagem e comunicação, geralmente realizadas por fonoaudiólogos.
Avaliação multidisciplinar
- Cooperação entre especialistas: Uma equipe de especialistas, incluindo pediatras, psicólogos, neurologistas, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais, trabalha juntos para realizar uma avaliação abrangente.
- Conselho e consulta: A equipe discute os resultados das revisões e chega a uma decisão de diagnóstico comum.
Exclusão de outros distúrbios
- Diagnóstico diferencial: É importante excluir outros distúrbios do desenvolvimento, doenças mentais ou condições médicas que podem ter sintomas semelhantes, como distúrbios da linguagem, transtornos de ansiedade ou distúrbios de processamento sensorial.
Diagnóstico e relatório
- Divisão de diagnóstico: Após concluir todas as classificações, o diagnóstico é comunicado aos pais ou supervisores, juntamente com uma explicação detalhada dos resultados.
- Recomendações individuais: Com base no diagnóstico, são dadas recomendações para intervenções, terapias e medidas de suporte para promover o desenvolvimento e a qualidade de vida da criança em questão.
Monitoramento e adaptação contínuas
- Cuidados posteriores regulares: Monitoramento contínuo do desenvolvimento da criança e adaptação das estratégias de intervenção, conforme necessário.
- Adaptação do apoio: Flexibilidade na adaptação do suporte para atender às necessidades de mudança da criança.
O diagnóstico de autismo é um processo detalhado e individual baseado em observação cuidadosa e avaliação extensa para garantir que as necessidades específicas da criança sejam reconhecidas e atendidas.
Quais sintomas têm pessoas autistas?
Os sintomas dos distúrbios do espectro do autismo (ASS) variam muito em tipo e graus graves, mas podem ser divididos em duas categorias principais: prejuízos na comunicação e interação social, além de padrões e interesses de comportamento repetitivos e restritos. Aqui estão alguns sintomas comuns que ocorrem nessas categorias:
Deficiências em social comunicação e interação
Interação social:
- Dificuldades para construir e manter contatos sociais.
- Problemas com a compreensão e interpretação de sinais sociais, como expressões faciais, gestos e tom.
- Pouco interesse em atividades conjuntas ou jogos com colegas.
- Dificuldades para se colocar nos outros ou para entender suas perspectivas (falta de empatia).
Comunicação:
- Desenvolvimento de idiomas atrasado ou falta de desenvolvimento da linguagem.
- Dificuldades no decorrer da conversa, por exemplo, problemas, iniciando uma conversa ou conversando alternadamente.
- Repetição de palavras ou frases (ecolalia).
- Padrões de voz incomuns, por exemplo, maneira monótona ou cantora de falar.
- Problemas com a compreensão de piadas, ironia ou metáforas.
Padrões e interesses de comportamento repetitivos restritos
Comportamentos repetitivos:
- Movimentos repetidos, como balanços, vibrar a mão ou girar.
- Olhando segurando certas rotinas e rituais, dificuldades com mudanças na rotina diária.
- Preocupação excessiva com certos objetos ou tópicos.
Interesses especiais:
- Intensivo interesse em certos tópicos ou atividades, muitas vezes incomum em tipo ou intensidade.
- Concentre -se em partes de objetos (por exemplo, rodas de girar).
Sensibilidades sensoriais:
- Sensibilidade excessiva ou subd a estímulos sensoriais, como sons, luz, texturas ou cheiros.
- Reações incomuns a experiências sensoriais, por exemplo, aversão a certas roupas ou preferência por certas texturas.
Outros sintomas possíveis
- Habilidades cognitivas: Algumas pessoas com autismo têm deficiências intelectuais, enquanto outras têm inteligência normal ou acima da média.
- Reações emocionais: Dificuldades em lidar com emoções, incluindo fortes reações à frustração ou ao estresse.
- Habilidades motoras: Problemas com habilidades motoras finas e brutas, dificuldades de coordenação.
Os sintomas podem ser reconhecidos na primeira infância, geralmente antes dos terceiros. O diagnóstico e o suporte devem ser ajustados individualmente, uma vez que todas as pessoas têm forças e necessidades diferentes com o autismo.
Tratamento e apoio
Existem várias opções de terapia e suporte para pessoas com distúrbios do espectro do autismo (ASS) que visam promover suas habilidades, melhorar sua qualidade de vida e apoiá -los no lidar com os desafios. Aqui estão algumas das abordagens mais importantes:
Terapia comportamental
Análise Comportamental Aplicada (ABA):- Uma abordagem cientificamente sólida que visa promover comportamentos desejados e reduzir indesejáveis.
- Reuniões intensivas e individualizadas que geralmente ocorrem em uma situação individual.
- Aplicação de reforços positivos para desenvolver habilidades como comunicação, interação social e auto -help.
Suporte de comportamento positivo (PBS):
- Uma abordagem abrangente que integra estratégias comportamentais positivas para reduzir comportamentos problemáticos.
- Inclusão do meio ambiente e da comunidade para promover mudanças sustentáveis.
Terapia de idioma e comunicação
Terapia de fala:
- Promoção de habilidades linguísticas, incluindo articulação, vocabulário e inteligibilidade da linguagem.
- Suporte no desenvolvimento de habilidades de comunicação não verbal, como expressões faciais, gestos e sistemas de comunicação de imagens.
Comunicação suportada (Reino Unido):
- Uso de AIDS, como quadros de imagens, dispositivos de comunicação ou aplicativos para facilitar a comunicação.
- Promoção de independência e melhoria na interação social.
Terapia ocupacional
Terapia de integração sensorial:- Tratamento de atividades sensoriais que visam regular o sistema sensorial por meio de atividades direcionadas.
- Melhoria das habilidades motoras e da consciência corporal (sirva para isso Dispositivos de massagempara definir estímulos sensoriais)
- Apoio no desenvolvimento de habilidades importantes para a vida cotidiana, como atrair, comer e cuidar do corpo.
- Promoção de independência e independência.
Treinamento de competência social
Histórias sociais:
- Melhoria de situações e comportamentos sociais por meio de histórias que promovem a compreensão e o lidar com as interações sociais.
- Desenvolvimento de habilidades como empatia, aquisição e resolução de conflitos.
Terapia de Grupo:
- Treinamento de habilidades sociais em pequenos grupos para praticar lidar com colegas e fortalecer as habilidades sociais.
- Jogos de papéis e exercícios práticos para melhorar a interação social.
Apoio educacional
Programas educacionais especializados:
- Adaptação do currículo e métodos de ensino às necessidades individuais das crianças com autismo.
- Uso de professores e terapeutas especializados para oferecer suporte direcionado.
Incluindo educação:
- Integração de crianças com autismo em aulas escolares regulares com apoio adicional.
- Promoção de inclusão social e entendimento mútuo.
Apoio médico e psicológico
Medicamento:
- Uso de medicação para tratar sintomas que o acompanham, como medo, depressão ou hiperatividade.
- Monitoramento cuidadoso e adaptação do medicamento por um especialista.
- Apoio ao lidar com os desafios emocionais e psicológicos por meio de conversas e intervenções terapêuticas.
- Promoção do poço emocional -ser e auto -regulação.
Apoio a famílias
Treinamento e conselho dos pais:
- Treinamento e apoio aos pais para aprender estratégias eficazes para lidar com os desafios do autismo.
- Apoio emocional e troca de experiências.
- Troca e apoio entre as famílias e os afetados para compartilhar experiências e apoiar -se.
- Acesso a recursos e informações.
Apoio profissional
Orientação e conselho de carreira:
- Apoio na orientação profissional e busca de treinamento ou locais de trabalho adequados.
- Adaptação do ambiente de trabalho e promoção de habilidades profissionais.
- Acompanhando e apoiando o local de trabalho para permitir a integração bem -sucedida e o emprego de longo prazo.
- Fornecimento de treinadores de emprego e apoio individual.